Pragas

Mosquitos

alt text

A gente sabe que você tá cansado de saber o mal que os mosquitos trazem para a sua saúde e a da sua família, mas nunca é demais reforçar, concorda?

Os mosquitos realizam a reprodução pela postura de ovos, sempre depositando-os em superfícies aquáticas. O local da postura dos ovos pode variar entre as espécies. Eles possuem aparelho bucal do tipo picador-sugador e a alimentação é realizada pela ingestão de carboidratos obtidos da seiva, frutos e néctar de plantas.

Uma curiosidade é que somente as fêmeas são hematófagas, tendo como objetivo a maturação dos ovos, o que as tornam vetores de inúmeras doenças causadas por vírus e bactérias.

O grande fator que contribui para os mosquitos se proliferarem, bem como a maioria das outras pragas urbanas, são as condições de saneamento insatisfatórias, além da quantidade de lixo produzido (sobretudo descartável), além de pneus, e outras embalagens não-biodegradáveis.

Além da dedetização, que é a medida mais drástica e eficiente no extermínio de mosquitos, vale ressaltar que outras medidas também devem ser tomadas no dia a dia, como não manter recipientes com água parada, manter águas de piscina tratadas regularmente, manter reservatórios de água cobertos, garantir a vedação de fossas e cisternas, além da eliminação direta de criadouros naturais e artificiais através da vigilância constante, por você e seus familiares.

No Brasil, temos três gêneros principais de mosquitos, que abrigam uma infinidade de espécies. São eles:

 

  • Pernilongo (culex): Essa espécie possui hábitos noturnos, e se abriga durante o dia em locais úmidos, escuros e protegidos do vento. É fácil de identificar que um pernilongo está perto de você: o barulho que ele emite é bem característico e sua picada pode causar ulcerações na pele. Consegue alcançar grandes distâncias, podendo voar até 2,5km em busca de sua vítima.
  • Mosquito da dengue (aedes): Mosquito que dispensa apresentações, ele é o mais popular dentre as espécies que temos no país. No período chuvoso, é certeza que os jornais irão divulgar matérias sobre a principal doença que ele transmite: a dengue, além da zika e da chikungunya e febre amarela. Mas vale lembrar que, assim como o Culex, o Aedes só transmite a doença se estiver contaminado. Fique atento!
  • Mosquito prego (anopheles): Dentro do gênero Anopheles há cerca de 400 espécies de mosquitos. Podem ser encontrados tanto em áreas rurais como silvestres. São vetores do protozoário Plasmodium, causador da malária. Essa doença causa a morte de 1 milhão de pessoas por ano no mundo todo.