Pragas

Escorpião

alt text

Quando a gente fala em escorpião já bate logo aquele desespero, né? Além do medo, eles nos causam espanto e nos expõem a um risco de acidente, pois possuem bolsas de veneno, que quando injetado através da picada, pode até levar à morte se não tratado a tempo .

Com o desmatamento de algumas regiões, os escorpiões avançaram para os centros urbanos. Com isso, é cada vez mais comum vê-los em residências, escritórios, galpões, depósitos e outros locais que oferecem abrigo e alimento. São considerados também pragas urbanas e seu controle deve ser realizado para evitar um aumento desordenado dessas espécies.

Na zona urbana, o número de ocorrência de escorpiões vem aumentando, pois além de não terem inimigos naturais, podem ainda obter facilmente alimento como barata e outros pequenos insetos. Além do mais, o processo de urbanização, que acaba por invadir ecossistemas naturais onde as espécies vivem.

No Brasil, as três espécies de escorpiões mais frequentes são:

  • Escorpião amarelo (Tityus serrulatus): É a espécie que causa mais acidentes. Possui hábitos intradomiciliares, e seu veneno causa grandes danos nos seres humanos, agindo no sistema nervoso da vítima, o que causa dor intensa no local atingido e se amplia por todo o corpo. Age, principalmente, na região do bulbo, que controla a respiração. Por isso, se não houver ação rápida, a vítima pode ter uma parada respiratória.
  • Escorpião do nordeste (Tityus stigmurus): Essa espécie, como o próprio nome sugere, é encontrado na região Nordeste do país. Sua cor amarelada faz com que ele se camufle no ambiente em que habita, nos solos arenosos. A espécie se adaptou facilmente aos centros urbanos e pode ser encontrada também nestes locais.
  • Escorpião preto (Tityus bahiensis): Os escorpiões pretos causam acidentes frequentes nas áreas rurais. Não são animais tão agressivos se comparados às outras espécies. De início, o animal foge, porém se o incômodo de um humano persistir, podem picar. Seu veneno é menos perigoso do que o do escorpião amarelo.

 

É importantíssimo lembrar que, em caso de acidentes por picadas, é importante levar a vítima rapidamente para atendimento médico, e se possível, capturar o animal que picou. Não tente combater o animal sozinho e nem utilize inseticidas comuns, pois ele vão causar apenas intoxicação e não vão resolver o problema. E para evitar imprevistos, fique atento, e ao menor sinal realize o controle de escorpiões com a Saneser!