Não há uma pessoa que goste desse inseto, não só pela insistência como também pelo risco que ele representa à saúde pública. As moscas passeiam não apenas em áreas residenciais e comerciais, mas também em locais sujos como lixeiras, bueiros, matéria orgânica em decomposição e em qualquer detrito. Com isso, carregam em seus corpos agentes patógenos que provocam doenças gastrointestinais.
De hábitos diurnos, os locais que as moscas pousam podem apresentar manchas escuras e claras, pois eles depositam excrementos e saliva sobre os alimentos. As moscas são atraídas por locais quentes e alimentos expostos. Elas possuem uma cabeça móvel, com um par de grandes olhos compostos e bucais projetados para perfuração e sucção de alimentos.
Apesar de todo a contaminação que produzem no nosso dia a dia, elas têm considerável importância ecológica e humana, pois são polinizadores naturais.
A mosca doméstica (Musca domestica) é a espécie mais importante, pois além de ser bem adaptada ao ambiente, é bastante incômoda e pode transmitir doenças para humanos e animais domésticos. Após terem pousado sobre fezes, feridas e animais mortos, elas podem pousar sobre o alimento humano e contaminá-lo, pois carregam consigo, na saliva, patas e cerdas do corpo uma infinidade de bactérias.
Para o devido controle destes vetores poderão ser utilizados formulações químicas através de pulverização ou atomização com inseticidas residuais, utilização de iscas que possuem feromônios, termonebulização e armadilhas biológicas.
Os dois tipos de moscas mais comuns em nosso dia a dia são:
- Mosca doméstica: É um inseto que se adapta facilmente aos centros urbanos. É um inseto incômodo, e rodeia locais com alimentos expostos e detritos para depositar seus ovos e se nutrir. Ao pousar, pode deixar nas superfícies alimentícias diversos microrganismos como parasitas, bactérias e vírus, por exemplo. As moscas possuem aproximadamente 30 dias de vida, e podem voar até 3 mil metros em 24 horas. Os insetos devem ser controlados porque transmitem doenças ao ser humano. Os microrganismos podem ser encontrados em seu corpo ou saliva.
- Mosca varejeira: É a espécie mais perigosa, pois utiliza mamíferos para depositar seus ovos, ou seja: se uma ferida estiver aberta, deve ser cuidada com atenção, pois essa espécie de mosca pode fazer dela seu criadouro, tanto em animais quanto em humanos.