Pragas

Formigas

alt text

Aparentemente inofensivas aos olhos humanos, as formigas representam perigo maior ou igual ao das baratas para o convívio com os humanos. Elas são um dos insetos que possuem mais força, carregando cerca de 10 vezes seu peso. São pequenas, mas podem disseminar uma série de doenças como diarreia, desidratações, cólera, entre outras.

Isso ocorre principalmente porque transportam em seu corpo microrganismos presentes em seus locais de passagem, como bueiros, frestas, buracos, ruas, galerias de esgoto e de água, lixeiras, carcaça de animais mortos e outros locais similares. Quando você vê uma trilha de formigas, você nem imagina por onde elas devem ter passado, não é mesmo?

As formigas necessitam de três componente alimentares: carboidratos, lipídios e proteínas, e cada espécie procura sua maneira de obter estas substâncias, seja através da natureza ou pelas mãos do homem. No meio urbano, elas saciam sua necessidade alimentar buscando doces, bolos, pães, sangue, ferimentos abertos, secreções, restos de fezes em papel higiênico, pequenos animais mortos, matéria orgânica em lixo hospitalar e outras variedades de opções alimentares que a conservam dentro do ambiente urbano.

O Brasil tem uma abundante fauna de formigas, mas as mais comuns são:

  • Formiga fantasma: É considerada uma praga residencial e silvestre. Essa espécie necessita de elevada umidade para sobreviver. Seus locais de abrigo preferidos são banheiros e cozinhas. Essa espécie é pequena e possui um aspecto pálido, por esse motivo são chamadas de fantasmas.
  • Formiga louca: Esta espécie possui esse nome porque faz trilhas irregulares, formando semicírculos às vezes. É polimórfica e atraída por madeiras úmidas. Porém, não causa danos estruturais e pode ser localizada em varandas. Geralmente é encontrada em grande número. Essa espécie pode andar longas distâncias para se alimentar, o que pode dificultar a localização do ninho, por isso se configura num tipo a ser observado de perto pelos dedetizadores.
  • Formiga Faraó: É conhecida como “formiga do açúcar”. É uma espécie tropical, encontrada em edificações e em regiões temperadas que tenham um sistema de aquecimento no local. É importante utilizar um tratamento especializado para controlar este tipo de formiga, pois os inseticidas comuns apenas dispersam o grupo, mas não eliminam.